Top 5 – Super-Heróis dos quadrinhos
Meu Top 5 – Super-Heróis dos quadrinhos foi formatado cedo.
Ainda criança, muito influenciado pelo meu pai, eu ganhava e comprava quadrinhos diversos.
Papai me inseriu no universo Disney, mas eu também lia demais a galeria dos maravilhosos personagens do Maurício de Souza, então, a Turma da Mônica sempre foi constante nessa época.
Da mesma forma, os heróis que a DC e Marvel, além de outras editoras menores, nos presentearam em meados do século passado, fizeram a minha cabeça e me transportaram para um mundo fantástico.
Mais que super-heróis, um portal para a fantasia
Porém, confesso aqui que os heróis da DC sempre foram os meus favoritos. Talvez o impacto que o filme Superman, dirigido por Richard Donner e imortalizado pelo ator Christopher Reeve, lançado em 1978, tenha exercido forte influência naquele garoto de 7 anos, por exemplo.
Mas, naquela época, qual criança não saiu da sala de cinema acreditando que o homem podia voar? Mais importante, qual garoto não amarrou uma toalha no pescoço, fingindo ser capa?
Como resultado dessas experiências, resolvi nesse post deixar registrado o meu Top 5 – Super-Heróis dos quadrinhos.
Meus Super-Heróis preferidos
1º – Batman
O grande detetive da DC Comics, apesar de não ter superpoderes, por outro lado é um dos mais queridos personagens das HQs de todos os tempos. Criado por Bob Kane e Bill Finger, a estreia de Batman nos quadrinhos ocorreu em 1939, para deleite da garotada, que passou a ter um personagem mais próximo delas do que um extra-terrestre vindo de Krypton.
Batman já passou por muitas fases nos quadrinhos, algumas geniais, como nos anos 1970 e 1980, outras nem tanto. Mas, na década de 1980, quando ele fez parte de dois dos maiores clássicos das histórias em quadrinhos, escritas pelos mestres Alan Moore e Frank Miller – A Piada Mortal e Batman Cavaleiro das Trevas – o vigilante de Gotham ganhou sua “batmania”.
Essas histórias influenciaram tudo mais que viria depois delas, tanto nos quadrinhos, como no cinema e nas animações, por exemplo. Por essas e outras que o morcegão de ocupa esse espaço de o melhor personagem de hq, para mim!
2° – Superman
Digo último com bastante aspas, se é que você me entende
Superman, o escoteiro azulão como alguns depreciadamente o chamam, é o super-herói mais antigo das HQs. Mas, o mais importante, Superman é o ícone dos ícones no mundo dos quadrinhos.
O super-herói surgiu em 1938, pelas mãos dos jovens Jerry Siegel e Joe Shuster. Ele até já ocupou o posto de primeiro lugar em meu Top 5, quando eu era adolescente, mas isso mudou. O que não mudou é o meu carinho e apreço por Clark Kent. Não á toa eu sou um intrépido jornalista.
Com mais de 80 anos nas costas, o Super já teve altos e baixos nas HQs. Ele já morreu e ressuscitou, virou um ser de pura energia, se dividiu em dois, mas sempre será exemplo de caráter e virtude, um ícone da cultura americana e a representação da grandeza essencial em todo ser humano.
vida longa ao super!
3° – Mulher-Maravilha
Bom, ela vem da ilha de Themyscira, é uma amazona, filha da rainha Hipólita, é linda, empoderada, não precisa de nenhum macho escroto para ser o que é, ou fazer o que quer e tem um laço mágico… precisa mais?
Claro que eu estou falando de Diana Prince, ou Mulher-Maravilha, se você preferir. Ela é a primeira heroína a ser criada. Sua primeira aparição foi na revista All Star Comics #8, em dezembro de 1941. Seu principal criador é William Moulton Marston, um psicólogo já famoso por inventar o polígrafo, daí o laço mágico que impede o “prisioneiro” de mentir.
Diana se tornou um sinônimo de mulher poderosa e, mais importante, é uma das maiores defensoras da paz e da igualdade. A princesa amazona faz parte da santíssima trindade da DC Comics, ao lado de Batman e Superman.
4° – Homen-Aranha
Vindo ao mundo pelas mãos de Stan Lee e Steve Ditko, no ano de 1962, Homem-Aranha e seu alter ego, o nerd Peter Parker, além dos superpoderes, apresentavam problemas comuns aos jovens de sua idade.
Esse personagem da Marvel não demorou a ganhar o coração de uma horda de fãs espalhados pelo mundo. Os adolescentes no universo dos quadrinhos, até então, eram relegados a meros coadjuvantes, ou melhor dizendo, ajudantes dos protagonistas.
Homem-Aranha apresentava aos leitores algo com o que podiam se identificar, pois o personagem trazia em si sentimentos de rejeição, inadaptações e solidão, inerentes a muitos adolescentes. Daí o sucesso e a rápida popularidade do teioso amigão da vizinhança.
5° – Wolverine
Wolverine, codinome Logan.
Esse personagem, que tem um passado nebuloso, foi criado por Len Wein, John Romita e Herb Trimpe.
Sua primeira aparição data de 1974, em uma revista do Incrível Hulk.
Wolverine, além de ser o mutante do universo Marvel mais popular, faz parte do grupo X-Men, claro, e possui sentidos afiados, capacidades físicas aprimoradas, fator de cura e três garras retrateis, que já foram de osso, de adamantium, voltaram a ser de osso e por aí vai…
bônus-track
Spawn
Antes de apresentar os meu Top 5, quero fazer uma menção honrosa ao Spawn – sim, esse personagem já foi muito legal. Surgido em meados da década de 1990 pelas mãos Todd McFarlane, na editora Image Comics. Eu colecionei as revistas até o número 105 e tenho elas até hoje, entre tantas outras.
Então, esse foi meu top 5 de heróis dos quadrinhos. você concorda, discorda?
Deixa aqui nos comentários a sua opinião e o seu Top 5, que eu vou ficar amarradão em saber!
Comentários