Nara Leão tem shows reunidos em um box de CDs

Nara Leão tem shows reunidos em um box de CDs

Sempre achei Nara Leão uma fofa, além de uma artista incrível que com sua inteligência e bossa lançou compositores e tendências com uma discografia totalmente em sintonia com seu tempo. Infelizmente nos deixou cedo demais e nunca, em sua carreira, chegou a lançar um único disco ao vivo solo, fato remediado pelo selo Discobertas.

Para suprir o desejo dos fãs e apreciadores da boa música, chega ao mercado a caixa, ou box, como você preferir, Nara Leão – Ao vivo anos 60 / 70 / 80, lançada esta semana. O item tem valor histórico, documental e artístico imensuráveis. São quatro CDs com registros inéditos de shows feitos por Nara em 1965, 1972 e 1978 e 1985.

Em sua carreira a capixaba Nara tem registros de shows ao vivo, mas em apresentações coletivas, como Opinião e 5 na Bossa. Ela era um tanto quanto avessa aos palcos por não se sentir a vontade, em sua timidez, em encarar o público.

O primeiro CD apresenta gravações de shows de 1965. A ficha técnica informa que as oito músicas foram captadas em São Paulo, sem mencionar o local e a data exata da apresentação. O segundo disco traz à tona o registro de 11 músicas de show apresentado por Nara em setembro de 1972, no Rio de Janeiro (RJ), sob direção geral de Tarso de Castro, embora não haja informação sobre o local do show, feito com banda formada por virtuoses do naipe do flautista Copinha (1910 – 1984), do pianista Dom Salvador e do saxofonista Paulo Moura (1932 – 2010).

Nara Leão tem shows reunidos em um box de CDs

O terceiro disco avança seis anos no tempo e apresenta Nara em show gravado ao vivo em 26 de janeiro de 1978, no Teatro da Galeria, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Nessa apresentação, Nara canta com o toque do conjunto Os Carioquinhas, formado em 1976 com ninguém menos do que o adolescente prodígio Raphael Rabello (1962 – 1995) no violão de sete cordas.

O quarto e último disco traz o registro mais completo do lote de gravações de shows da caixa. Trata-se de gravação ao vivo de show de voz e violão (o da própria Nara) feito pela artista em 30 de março de 1985 no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG).

Nara Leão – Ao vivo anos 60 / 70 / 80 foi produzido pelo pesquisador musical Marcelo Fróes, com aval da filha de Nara, Isabel Diegues. Os quatro discos da caixa  ganham edições cuidadosas, com reproduções das letras das músicas e com sucintos textos escritos pelo jornalista Renato Vieira para os encartes de cada disco com a contextualização da vida e obra de Nara Leão na época de cada show. Imperdível.

Sal

Jornalista, blogueiro, letrista, já fui cantor em uma banda de rock, fotógrafo, fã de música, quadrinhos e cinema...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *