Nara Leão tem shows reunidos em um box de CDs
Sempre achei Nara Leão uma fofa, além de uma artista incrível que com sua inteligência e bossa lançou compositores e tendências com uma discografia totalmente em sintonia com seu tempo. Infelizmente nos deixou cedo demais e nunca, em sua carreira, chegou a lançar um único disco ao vivo solo, fato remediado pelo selo Discobertas.
Para suprir o desejo dos fãs e apreciadores da boa música, chega ao mercado a caixa, ou box, como você preferir, Nara Leão – Ao vivo anos 60 / 70 / 80, lançada esta semana. O item tem valor histórico, documental e artístico imensuráveis. São quatro CDs com registros inéditos de shows feitos por Nara em 1965, 1972 e 1978 e 1985.
Em sua carreira a capixaba Nara tem registros de shows ao vivo, mas em apresentações coletivas, como Opinião e 5 na Bossa. Ela era um tanto quanto avessa aos palcos por não se sentir a vontade, em sua timidez, em encarar o público.
O primeiro CD apresenta gravações de shows de 1965. A ficha técnica informa que as oito músicas foram captadas em São Paulo, sem mencionar o local e a data exata da apresentação. O segundo disco traz à tona o registro de 11 músicas de show apresentado por Nara em setembro de 1972, no Rio de Janeiro (RJ), sob direção geral de Tarso de Castro, embora não haja informação sobre o local do show, feito com banda formada por virtuoses do naipe do flautista Copinha (1910 – 1984), do pianista Dom Salvador e do saxofonista Paulo Moura (1932 – 2010).
O terceiro disco avança seis anos no tempo e apresenta Nara em show gravado ao vivo em 26 de janeiro de 1978, no Teatro da Galeria, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Nessa apresentação, Nara canta com o toque do conjunto Os Carioquinhas, formado em 1976 com ninguém menos do que o adolescente prodígio Raphael Rabello (1962 – 1995) no violão de sete cordas.
O quarto e último disco traz o registro mais completo do lote de gravações de shows da caixa. Trata-se de gravação ao vivo de show de voz e violão (o da própria Nara) feito pela artista em 30 de março de 1985 no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG).
Nara Leão – Ao vivo anos 60 / 70 / 80 foi produzido pelo pesquisador musical Marcelo Fróes, com aval da filha de Nara, Isabel Diegues. Os quatro discos da caixa ganham edições cuidadosas, com reproduções das letras das músicas e com sucintos textos escritos pelo jornalista Renato Vieira para os encartes de cada disco com a contextualização da vida e obra de Nara Leão na época de cada show. Imperdível.
Comentários