Lobão revisita canções oitentistas em show ao vivo

Neste sábado, 5 de maio, o cantor, compositor e multiinstrumentista Lobão se apresenta com a banda Os Eremitas da Montanha, às 22h, no palco da Audio, em São Paulo. O músico vai apresentar faixas de seu mais recente trabalho, o disco independente Antologia Politicamente Incorreta dos Anos 80 pelo Rock.

Desde o lançamento do livro homônimo, no ano passado, Lobão afirma que as gravadoras brasileiras  nunca tratou o rock nacional com o devido cuidado. Auto-intitulado sócio-fundador do rock oitentista, o músico antecede em show na casa paulistana canções que fazem parte do repertório do disco que será lançado em múltiplas plataformas (CDLP e Streaming) no mês de junho.

As versões das canções escolhidas por Lobão são do período de 1980 a 1989, com uma pegada mais básica, pontuada na guitarra e bateria, o que traz mais peso às canções originais. Há duas exceções: a releitura de Planeta Água, de Guilherme Arantes, que se transformou em uma moda de viola, e Somos Quem Podemos Ser, do repertório dos Engenheiros do Hawaii, que remete aos ares do Clube da Esquina.

https://www.youtube.com/watch?v=WqozkS8nUx0

Em recente entrevista concedida à Folha, o músico diz que quer dar a voz do rock and roll que lhes foi roubada. Para ele os produtores musicais, acostumados a trabalhar com artistas da MPB, não sabiam gravar grupos de rock.

“Eu não consigo ouvir meus discos da época. Tudo soava meio iê-iê-iê. Essas regravações vão reiterar o que escrevi no livro. Eu me espantei, depois de fazer tantas resenhas dos discos para o livro, com a qualidade das músicas, da perenidade delas.”

O disco conta com um repertório de 25 canções, mas nem todas foram escolhas fáceis ou deram certo na hora de executá-las. “Tentei ‘Índios’, da Legião Urbana, mas no fim achei a letra uma porcaria. Tentei o Ritchie, mas, quando chegou na hora de cantar ‘abajur cor de carne’, vi que não conseguiria falar esse verso, não tenho cara de pau para isso.”

Os Eremitas da Montanha são: Armando Cardoso (bateria), Augusto Passos (baixo e voz), Christian Dias (guitarra) e Felipe Faraco (teclados).

Setlist

“Orra Meu” (Rita Lee)
“Planeta Água” (Guilherme Arantes)
“Vítima do Amor” (Blitz)
“Nosso Louco Amor” (Gang 90)
“Certas Coisas” (Lulu Santos)
“Eu Não Matei Joana d’Arc” (Camisa de Vênus)
“Geração Coca-Cola” (Legião)
“Primeiros Erros” (Kiko Zambianchi)
“Leve Desespero” (Capital Inicial)
“Louras Geladas” (RPM)
“Nós Vamos Invadir Sua Praia” (Ultraje)
“Núcleo Base” (Ira!)
“Até Quando Esperar” (Plebe Rude)
“Dias de Luta” (Ira!), “Toda Forma de Poder” (Engenheiros)
“Pânico em SP” (Inocentes)
“Eu Sei” (Legião)
“Vida Bandida” (Lobão)
“Virgem” (Marina Lima)
“Esfinge de Estilhaços” (Lobão)
“Quase um Segundo” (Paralamas)
“Somos Quem Podemos Ser” (Engenheiros)
“O Tempo Não Para” (Cazuza)
“Lanterna dos Afogados” (Paralamas)
“Azul e Amarelo” (Cazuza)

Serviço:
O Que: Lobão e os Eremitas da Montanha
Onde: Audio, av. Francisco Matarazzo, 694, tel. (11) 3862-8279.
Quando: Sábado, 5 de maio, às 22h
Quanto: De R$ 80 a R$ 120 em ticket360.com.br

 

Fotos: Anatole Klapouch

Sal

Jornalista, blogueiro, letrista, já fui cantor em uma banda de rock, fotógrafo, fã de música, quadrinhos e cinema...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *