Rommel põe o pé na estrada e traz de volta suas raízes

Uma das poucas “vantagens” em se (tentar) trabalhar com o jornalismo cultural, é que vez ou outra nos deparamos com artistas incríveis, que não estão no foco da mídia hegemônica, mas que produzem um trabalho que merece ser prestigiado. Agradeço muito as assessorias que são extremamente importantes na divulgação desses trabalhos também. Não é tarefa fácil, nós sabemos.

Bom, achei necessário fazer essa introdução, muito por eu ser de uma geração completamente analógica, em que me informava através de jornais e revistas especializadas sobre os artistas que admirava e sobre novos artistas. Hoje temos a Internet, com cada vez menos informações substanciais nas timelines infinitas das redes sociais e muito mais o drops do drops do drops de qualquer coisa. Se algo passa de 15 segundos, é “longo” demais. Se você se identifica com essa efemeridade das coisas, te adianto, a música de Rommel não é para você.

O artista maranhense, que vive há 16 anos no Canadá parece estar mais interessado na contemplação dos sons e do espaço do que nas brevidades da grande rede mundial. De seu último álbum lançado em 2021, “Karawara”, Rommel aproveita este ano e renova seus sentidos na série de cinco vídeos lançados em seu canal do YouTube, e que complementa a turnê do álbum.

Cinco vídeos crus

Em cada um dos vídeos Rommel repagina uma canção de “Karawara”, de forma minimalista em voz e violão, tendo como cenário de fundo a sua bela São Luís, tal qual foram concebidas pelo artista. 

Gravados ao ar livre, os clipes remetem talvez a vontade de Rommel recuperar o horizonte amplo que nos foi subtraído nos dois últimos anos por conta da pandemia.

Rommel segue a turnê de “Karawara” (lançado numa apresentação virtual no ano passado) com uma agenda ampla que iniciou em abril na Alemanha e passará ainda por Havana, Nova York (num show no tradicional Lincoln Center, abrindo para a cantora Céu) e cidades do Canadá como Montreal e Toronto (veja agenda completa no fim do texto). Entre outubro e dezembro, o artista estará na Europa e no Brasil (em breve as datas serão anunciadas).

No meio dessa volta aos palcos e shows percorrendo o mundo, Rommel prepara ainda um novo projeto, sem data de lançamento prevista: Web Duets, com 22 músicas inéditas, gravadas em áudio e vídeo, onde o cantor e compositor divide os vocais com 11 convidados. Serão, portanto, dois encontros de Rommel com cada um deles.

Resgate das raízes

Sobre as gravações dos clipes   — com direção de Taciano Brito e produção de Ana Furlaneto — na capital maranhense, Rommel evoca sua ancestralidade e retorna ao ponto onde tudo começou. Foi em São Luís que sua relação com a música teve início, ainda criança, dentro de casa. ”Um dos meus avós tocava violino em Guimarães (interior do Maranhão). Era o músico da cidade, se apresentava no aniversário da cidade, eventos da prefeitura, carnaval, São João…”, lembra o artista.

Rommel diz ainda que um outro avô era baterista, as duas avós cantavam, assim como a mãe dele, que educava os filhos com muita MPB, usando as letras de Gil e Caetano. “Meus tios e tias tocam violão. E meu pai dava aulas de música pra mim e pra minhas irmãs desde meus seis anos”.

AGENDA:

27 DE MAIO – HAVANA WORLD MUSIC FESTIVAL – HAVANA, CUBA

28 DE MAIO – LA GUARIDA (HWMF2022) – HAVANA, CUBA

10 DE JUNHO – GLOBAL TORONTO – TORONTO, CANADÁ

16 DE JUNHO – JARDINS GAMELIN – MONTREAL, CANADÁ

17 DE JUNHO –  ZONE MUSIQUE, PLACE D’ARMES – MONTREAL, CANADÁ

24 DE JUNHO – SÃO JOÃO (VIRTUAL CONCERT) – MONTREAL, CANADÁ

6 DE JULHO – BRASIL SUMMERFEST, LINCOLN CENTER – NOVA YORK, USA

8 DE JULHO – BRASIL SUMMERFEST, NUBLU – NOVA YORK, USA

29 DE JULHO – HURON ISLAND TIME – MANITOULIN ISLAND, CANADÁ

5 DE AGOSTO – PARC LA FONTAINE – MONTREAL, CANADÁ

18 DE AGOSTO –DIMI’S (VIRTUAL CONCERT) – MONTREAL, CANADÁ

Sal

Jornalista, blogueiro, letrista, já fui cantor em uma banda de rock, fotógrafo, fã de música, quadrinhos e cinema...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: